quinta-feira, 3 de julho de 2008

PAIXÃO DE LER

Alunos da EEFM Maria de Lourdes Oliveira- Flores/Russas-Ce

Talvez não haja na nossa infância dias que tenhamos vivido tão plenamente como aqueles (...)que passamos em companhia de um livro preferido. (...) depois que a última página era lida, o livro tinha acabado. Era preciso parar a corrida desvairada dos olhos e da voz que seguia sem ruído, para apenas tomar fôlego, num suspiro profundo. (...) Queríamos tanto que o livro continuasse, e, se fosse possível, obter outras informações sobre todos os personagens, saber agora alguma coisa de suas vidas, empenhar a nossa em coisas que não fossem totalmente estranhas ao amor que eles nos haviam inspirados e de cujo objeto de repente sentíamos falta, não ter amado em vão, por uma hora, seres que amanhã não seriam mais que um nome numa página esquecida, num livro sem relação com a vida e sobre cujo valor nos enganamos totalmente.” PROUST, Marcel. Sobre a leitura. Campinas. Pontes, 1989

Reflexão:
QUAL A SUA LEMBRANÇA MAIS PRAZEROSA DE LEITURA?
VOCÊ GOSTA DE LER? O QUE?
COMO FAZER NOSSO ALUNOS SE APAIXONAR PELOS LIVROS? É POSSÍVEL?
COMO NÓS NOS APAIXONAMOS PELOS LIVROS?
COMO A LEITURA SE TRANSFORMOU EM UMA ATIVIDADE TÃO ESSENCIAL PARA NÓS?

QUANTO AS LEMBRANÇAS DE LEITURAS...

n POSITIVAS: Estão associadas ao prazer e à felicidade;A medida que crescemos e continuamos tendo experiências positivas de leitura, aprendemos que o universo ficcional pode ser não só um refúgio importante para as adversidades da vida, mas principalmente um espaço de reflexão e de descoberta, no qual aprendemos a lidar com essas adversidades. O resultado da leitura, portanto, permanece associado a sentimentos positivos como a alegria, a esperança ou o alívio trazidos pela ficção;
n NEGATIVAS: Leitura por obrigação, normalmente associada a atividade escolar e práticas não prazerosas: provas de verificação, relatórios, resumos, fichas de leituras.

É POSSÍVEL CONCILIAR A IDEÍA DE LER POR OBRIGAÇÃO COM A DE LER POR PAIXÃO?

É uma tarefa difícil... O que fazer então?
Reconhecer os diferentes objetivos associados às aulas de literatura no Ensino Médio.
Ajudar os alunos a descobrir o universo dos livros como espaço mágico, lúdico e de prazer;
Propor o contato com um importante repertório artístico e cultural criado pelos seres humanos ao longo de sua trajetória;
Colocar a disposição dos alunos conceitos e informações que os ajudem a compreender o contexto discursivo em que um determinado texto foi escrito para, assim, terem condições de atribuir sentido ao que lêem, mesmo que séculos separem o momento de leitura do momento de criação de um texto.

O LIVRO

É uma extensão e alimento da nossa memória e imaginação.Expande a nossa memória e abre-nos as portas para o passado quando buscamos um texto para resgatar informações sobre o contexto estético, cultural, social e político em que foi escrito.

“Precisamos formar leitores que escolham autonomamente os livros a serem lidos, eventualmente abandonados ou relidos; como também a formação de um leitor de textos literários.”

Fonte:
ABAURRE, M. L. M; PONTARA, M. Literatura Brasileira: tempos, leitores e leituras. São Paulo: Moderna.Prefácio (p.4-7)