quinta-feira, 29 de maio de 2008

A LEITURA E PRODUÇÃO DE DIFERENTES GÊNEROS

Oficina: Tipologia Textual, com professores da EEFM
Maria de Lourdes de Oliveira (maio/2008)


Por ter uma formação deficiente e por conseguinte uma concepção restrita de leitura, muitos professores terminam por exercer uma prática limitada de leitura e produção na sala de aula. Vêem todos os textos iguais desconsiderando suas especificidades e intenções.
Professores de outras áreas que não a de linguagens, principalmente a das ciências da natureza, e de outras disciplinas que não a de língua portuguesa, acham que a tarefa de ensinar a ler, tornar-se um leitor proeficiente, é apenas do professor de Língua Portuguesa. E isso é um grande equívoco, tendo em vista que a nossa língua é interdisciplinar, não tem porque ensinar em nosso País se não a partir de nossa língua.
Observo que as práticas com leitura e escrita pouco mudaram apesar das diversas teorias que tratam do letramento, da necessidade e importância de trabalhar com gêneros que circulam socialmente, da evolução da lingüística textual, etc. Em sua maioria, os professores, lêem os textos do livro didático, ou coletivamente ou individual. Em seguida vão resolver as questão propostas no tópico “interpretação do texto”, traz outro tópico “gramática” e assim termina o estudo do texto. Poucos dão continuidade na busca de perceber o gênero, as características do texto, se é uma narrativa, poesia,etc . e porque é o que é, onde circula...Infelizmente há uma acomodação ou será desinformação?
Mas, aos poucos as coisas vão melhorando. Adotamos neste ano a coleção “Tudo é Linguagem” (6º ao 9º ano) em que são introduzidos “a língua e a diversidade cultural”, “a língua origens e influências”, “a língua e as transformações do tempo” e “a língua na sociedade da informação”. A proposta é que a cada mês se tenha noção de um gênero: conto, crônica, relato, poema, opinião, entrevista, etc. Como projeto da escola como um todo, tendo da nossa proposta de leitura, cada turma estuda um gênero específico que culminará em saral, exposição, festivais, etc. No Ensino Médio os 1º anos : POESIA, 2ºos anos: CONTO e 3º anos: ARTIGO DE OPINIÃO. Buscando superar tais limitações promovemos formação continuada nos encontros coletivos, discutimos o currículo e buscamos novas práticas.
Antes de tudo é preciso que os professores sintam a necessidade de formação permanente e ficar atento as novas tendências e assuntos necessários no currículo. Mas sabemos que inovar, mudar práticas culturais ancestrais é difícil. Para que todos trabalhem com gêneros, a escola e os mesmos já estão escritos na Olimpíada Brasileira de Leitura que trabalha os Gêneros: Memória, Poesia e Opinião.

(SALGADO, P.S. B, especialista Língua Portuguesa, Gestão Escolar e Coordenador pedagógico da EEFM Maria de Lourdes de Oliveira – Flores- Russas/Ce)

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