Trechos extraídos do relatório das oficinas realizadas com professores da rede pública dos municípios de Fortim/Ce (setembro/2007), Palhano (Janeiro/2008) e Jaguaruana/Ce (maio de 2008).
Dividimos o total de participantes da formação de professores, Fortim/Ce em setembro de 2008, em 5 grupos: jornalísticos, literários, instrucional, humorísticos e publicitários. Cada grupo recebeu um trecho da entrevista com a Magda Soares: Letrar é mais que Alfabetizar – disponível no site: http://escrevendo.cenpec.org.br - para retirar as idéias principais e apresentar através de um gênero textual pré-determinado.
Obs.: Esta metodologia pode ser utilizada para trabalhar qualquer assunto/tema de estudo/aula e diferentes gêneros.
Vejamos algumas produções:
Carta
Palhano, 28 de janeiro de 2008
Cara amiga coordenadora,
Dado o início do ano letivo, o grupo de professores do nosso município em parceria com a Secretaria de Educação realiza neste período a semana pedagógica.
Diante da preocupação em melhorar a qualidade do ensino, o município aderiu ao Programa do Governo Federal: “Escrevendo o Futuro” através da participação na I Olimpíada Brasileira de Leitura e para efetiva-lo durante dois dias estamos nos preparando para a aplicação em sala.
Hoje compreendemos que alfabetização e letramento se somam, isto é, não há alfabetização sem que o aluno tenha uma leitura de mundo, leitura esta que inicia-se a partir do contato da criança com o mundo letrado fora da escola.
Sabendo que você já participa do programa, esperamos que possa nos ajudar na troca de experiência e nas possíveis dificuldades que possamos ter no decorrer do processo.
Um abraço!
Grupo de Professores de Palhano/Ce
Jaguaruana-Ce, 08 de maio de 2008.
“Senhores professores,
Tendo em vista a importância do processo de aprendizagem de leitura e escrita, queremos apresentar a contribuição da alfabetização e do letramento para sua aquisição.
Devemos ressaltar que alfabetização e letramento são conceitos distintos, mas que caminham lado a lado. Alfabetização é a aquisição da codificação dos fonemas e decodificação dos grafemas, na qual a criança se apropria do sistema alfabético. Já o letramento é o conhecimento da variedade de gêneros textuais, reconhecendo a importância de cada tipo, os contextos e as circunstâncias de utilização no meio social em que circulam.
Temos que compreender que a criança já traz consigo uma bagagem de conhecimentos (experiências vividas) com suas particularidades, dizeres e práticas reais de leituras. Cabe aos professores aproveitar e trabalhar essas diversidades dentro das potencialidades e dos limites de cada aluno.
Nós como educadores devemos criar oportunidades de produções textuais, com temáticas relevantes as realidades dos educandos a fim de que se tornem formadores de opiniões.
Agradecemos a atenção
GTI – Grupo de Professores PRO LETRAMENTO
(Jaguaruana/Ce)
Letramento e Alfabetização
Amigos caros ouvintes
Pedimos vossa atenção
Agora vamos falar
Da alfabetização
Falaremos no momento
Também sobre letramento
E quando os dois se dão.
O letramento se dá
Quando a criança é pequena
Quanto maior é a oferta
De recursos, vale apena
Seja escrita ou leitura
A pequena criatura
Fácil,fácil se antena.
Apesar de ser pequena
Ela vai reconhecendo
O sistema da escrita
Olhe o que estamos dizendo
Cabe a educação
Seja infantil ou não
Saber o que está fazendo
Logo nos primeiros anos
De escola da criança
Acontece o letramento
Guarde isso na lebrança
Nos anos seguintes tem
O letramento também
E com tudo ela avança
A escolarização
Contribui até demais
Para que o indivíduo
Seja, contudo, capaz
De cada dia aprender
A letrar-se pode crer
Menino, moça e rapaz.
Em qualquer das disciplinas
O letramento se dá
Só precisa o professor
Do seu aluno cobrar
Não é só em português
Enganou-se dessa vez
Quem assim veio pensar.
Seja aula de História
Ou na de geografia
Ou mesmo de Matemática
Ciências, no dia a dia
É certo que o professor
Deve ser reconhecedor
E do aluno seu guia.
Esperamos ter passado
Ao público informação
Pra vocês aqui presentes
Colegas de profissão
A vocês nosso obrigado
Ah! O letramento é ligado
A alfabetização. (Professores Jaguaruana/Ce)
Letramento: Um processo sem fim
Ainda quando criancinha
O letramento começa a aflorar
É a necessidade de entender
Tudo ao seu redor
O que há.
Ricas ou pobres
As crianças precisam estudar
Pois o processo de letramento
Durante toda a vida
Deve continuar.
Dentro da escola
As crianças vão
O processo de letramento organizar
Pois é fora dela
Que tudo deve começar.
E não é só do professor de Português
A obrigação de alfabetizar
É dever de todos os professores
Com o processo de letramento colaborar.
Que bonito e legal
É com música trabalhar
Não esquecendo sua melodia
Para um melhor entendimento escolar.
O esquecimento da literatura
Não se deve ignorar
Pois é necessário
O conhecimento secular
De ilustres como Raquel de Queiroz
A José de Alencar.
Em vez dos literários
Outros textos
Tomaram o seu lugar
Bulas de remédios
Rótulos de produtos
Estão a dominar
O processo de letramento escolar. (Professores Fortim/Ce)
O Processo de Letramento
As crianças desde cedo
Começam a perceber
Que a leitura e a escrita
Fazem parte do saber
A escola é continuidade
De ensino e aprendizagem
E do seio familiar
Já trazem essa bagagem
O processo de letramento
Ocorre em toda escolaridade
Por isso é um dos assuntos
Discutido na atualidade.
Em todas as disciplinas
Ocorre o processo de letramento
Mas é preciso que os professores
Também tenham conhecimento.
Trecho do Texto de Opinião:
Em nossa opinião não devemos trabalhar separadamente alfabetização e letramento, pois um complementa o outro. Entendemos que alfabetizar está para o lado mecânico e o letramento é quando se fazem as duas aprendizagens ao mesmo tempo: ler e escrever e entender o que se produziu. Trabalhando o letramento na sala de aula os alunos terão possibilidades de exercitar as práticas de leitura do nosso cotidiano. Ex: convite, bilhete, carta, etc. Dessa forma, entendemos que alfabetização e letramento dão suportes para que os alunos se tornem cidadãos críticos, participativos e atuantes na sociedade em que vivemos. (Professores Fortim/Ce)
Cartaz:
“Ler e escrever todos têm que saber!
Participe do Encontro sobre Letramento e Alfabetização!
O futuro é você, professor!
Local: NIT Fortim/Ce Dia: 24-09-2007”
quarta-feira, 4 de junho de 2008
LETRAMENTO E ALFABETIZAÇÃO SE SOMAM
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário